Pompeo Arditti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pompeo Arditi)
Pompeo Arditti
Nascimento século XVI
Pésaro
Morte 1571
Corfu
Cidadania Reino de Portugal
Ocupação arquiteto

Pompeo Arditti, também grafado como Pompeu Ardicio (Pésaro, século XVI), foi um arquiteto e engenheiro militar italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe acerca de sua vida e atuação junto à Coroa portuguesa.

Foi na qualidade de especialista nas "cousas da fortificação" que se deslocou em 1567 às ilhas dos Açores e da Madeira, juntamente com o engenheiro Tommaso Benedetto, também de Pesaro. Demoraram-se um mês na Madeira, quarenta dias na ilha de São Miguel, duas semanas na ilha Terceira, São Jorge e Faial, tendo retornado em agosto a Lisboa, a dar contas ao rei.[1]

Em 1570 recebeu um alvará de vencimento pelos serviços prestados à Coroa[2]

Referências

  1. CARITA, Rui, "Arquitetura Militar nos Açores: ilha do Faial: iconografia e informações dos Arquivos Militares", in O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XIX (Actas do Colóquio), Núcleo Cultural da Horta, 1995, pp. 166-167.
  2. SOUSA VITERBO, Francisco Marques. Diccionario Historico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Constructores Portuguezes ou a Serviço de Portugal (Volume I: A-G). Lisboa: Imprensa Nacional, 1899. p. 512-513.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "Viaggio all'Isola di Madera e alle Azorre (1567)", in COELHO, Henrique Trindade; BATTELLI, Guido. Documentos para o Estudo das Relações Culturais entre Portugal e Itália (v. 2). Florença, 1934. p. 19-39 + 2p.
  • Viagem de Pompeo Arditi de Pesaro à Ilha da Madeira e aos Açores (1567). Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Volume VI, 1948, p. 173-183.
  • PELOSO, Silvano; RADULET, Carmen M.. Documentos e textos sobre os Açores nas Bibliotecas e nos Arquivos italianos: uma pesquisa histórica e bibliográfica. in: Os Açores e as Dinâmicas do Atlântico: Do Descobrimento à II Guerra Mundial. Actas do II Colóquio Internacional Os Açores e o Atlântico. Angra do Heroísmo, Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1989, p. 163-180, maxime p. 175-179.